TESTES

TESTE DE CONTROLE DA ASMA (ACT)

O ACT adulto compreende 5 perguntas simples e objetivas que ajudam o paciente a descrever sua asma e avaliam o impacto da doença nas atividades diárias, como a frequência dos sintomas e do uso de medicação de resgate. Cada questão tem uma escala de resposta que varia de 1 a 5, resultando em um total entre 5 e 25 pontos. Uma pontuação abaixo de 20 significa asma não controlada. A partir de 20 pontos, considera-se asma controlada.1

< LINK DE DOWNLOAD TESTE ADULTO >

Já o ACT infantil compreende 7 perguntas: 4 são respondidas pela criança e 3 são respondidas pelos responsáveis da criança. O conteúdo das perguntas envolve o impacto da doença na realização de atividades físicas e a frequência dos sintomas. Abaixo ou igual a 19 pontos, considera-se asma não controlada. Acima de 19, a asma pode estar controlada.2

< LINK DE DOWNLOAD TESTE INFANTIL >

O ACT é responsivo ao tratamento medicamentoso e é útil para monitorar o controle da asma ao longo do tempo, pois gera uma pontuação que pode ser comparada com outros dados. É importante ressaltar que a asma é uma doença crônica que, se tratada de maneira adequada, pode ser controlada, permitindo uma vida normal aos pacientes.1

O resultado dos questionários devem ser compartilhados com o médico responsável, o qual, juntamente com demais exames clínicos, chegará à conclusão sobre o diagnóstico.

BR/RESP/0047/18 – MAIO/18

  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o manejo da asma. J Bras Pneumol, 38(Supl 1): S1-S46, 2012.
  2. LIU, AH. et al. Development and cross-sectional validation of the Childhood Asthma Control Test. J. Allergy Clin Immunology, 119(4): 817-825, 2007.

 

TESTE DE ESPIROMETRIA

A espirometria, também conhecida como exame de sopro, mede a capacidade dos pulmões através da movimentação do ar e do volume pulmonar durante a respiração. Ou seja, o exame visa mensurar a velocidade com que a pessoa é capaz de inspirar e expirar e a quantidade de ar utilizada.

Para que serve

A espirometria possibilita a investigação de praticamente todas as doenças do pulmão, em especial as obstrutivas, e ajuda no acompanhamento e controle do funcionamento pulmonar de quem está com alguma doença nas vias respiratórias.

A espirometria é recomendada para todos os fumantes com mais de 40 anos e com sintomas respiratórios (como falta de ar e/ou tosse). O exame determinará se os sintomas são causados pela DPOC.

O exame também é indicado para diagnosticar a asma e possui grande importância para acompanhar o controle efetivo da doença, principalmente em crianças e adolescentes.

 

Teste de avaliação da DPOC

Teste de Avaliação da DPOC (COPD Assessment Test – CAT)

Este questionário foi desenvolvido para orientar você a identificar os sintomas e ajudar o médico a medir o impacto que a DPOC representa na sua vida. As respostas devem ser compartilhadas com um especialista, pois somente ele poderá indicar um tratamento adequado para obter o melhor controla da doença.

Assinale um X na opção que melhor descreve você atualmente.

Faça o Teste, clique aqui e baixe!